Saiba como dar aulas na rede estadual de ensino sem ter se formado.

O curso de Ciências Biológicas da FUCAMP forma profissionais licenciados para atuar como professores. Mas você sabia que mesmo durante a graduação já pode exercer a profissão de professor? Pois é, pode sim, e nem é somente através das disciplinas de estágio.
Não seria interessante trabalhar na sua área, recebendo um salário de R$ 1.645,30 (Esse valor é sem descontos e ainda não foi repassado o aumento de 2016) para uma jornada semanal de 24 horas semanais ao invés de trabalhar em outro emprego qualquer e receber um salário mínimo de R$ 880,00 por uma jornada de 40 horas semanais? E que tal se ainda tiver plano de saúde e duas férias por ano? Interessou? Então vamos às explicações.

Hoje o maior campo de trabalho para os professores de Ciências e Biologia é a rede de ensino pública estadual. Para entrar de forma definitiva para o quadro de docentes do Estado é necessário concurso público. Os últimos concursos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) foram realizados em 2012 (Vigente até 2016) e 2015 (Vigente até 2017). No entanto, passado a vigência dos concursos (Geralmente 2 anos, podendo ser prorrogados por mais 2 anos, como ocorreu com o de 2012) e até que um novo seja realizado os professores são contratados através de designações. As designações também servem para a contratação de professores substitutos, seja por licença saúde, licença maternidade, etc.

Como fazer para participar de uma designação?
O profissional em formação (tendo concluído o 1º período) pode participar de uma designação solicitando uma autorização (provisória) à Superintendência Regional de Ensino (SRE). O setor responsável da SRE examina os documentos e verifica a disciplina e o nível de ensino para o qual o candidato está apto a lecionar. Caso o candidato preencha as exigências mínimas, será emitido o Certificado de Avaliação de Título (CAT), que tem validade de um ano. De posse desse documento, o interessado poderá concorrer às designações comparecendo pessoalmente nas escolas onde haja edital divulgado com abertura de vagas.

Qual a documentação necessária para a emissão do CAT?
Para a emissão do CAT são exigidos a apresentação da seguinte documentação (original e cópia):
- Declaração de matrícula e frequência;
- Histórico escolar parcial (em curso);
- Documento de identidade;
- CPF;
- Título de eleitor;
- Certidão de quitação eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizado (Clique aqui para ir ao site do TSE e solicitar);
- Certificado reservista (para homens)
- Comprovante de endereço em nome do requerente atualizado.
De posse de toda a documentação procure a Superintendência Regional de Ensino (Av. XV de Novembro, 440). É importante lembrar que a emissão do CAT pode demorar até 20 dias, então deve ser solicitado com certa antecedência.

Para quais disciplinas posso dar aula?
Como graduandos em Ciências Biológicas vocês podem pegar as disciplinas de Ciências e Biologia, além daquelas que tiveram durante o curso (Matemática, Física e Química).

Como acompanho as vagas à serem preenchidas por designação?
As vagas que deverão ser preenchidas por designação devem ser divulgadas com pelo menos 24 horas de antecedência ao horário da designação através de um edital de designação. Os editais ficam fixados na escola onde a vaga está disponível, na Superintendência Regional de Ensino (Av. XV de Novembro, 440), ou através do site: http://sremontecarmelo.educacao.mg.gov.br/
É importante lembrar que a Superintendência em Monte Carmelo abrange várias cidades da região como Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Estrela do Sul e Grupiara. Outro detalhe importante é que o site funciona em caráter extraoficial, então a melhor forma de saber as vagas é indo à Superintendência. 
Um link permanente foi criado na página inicial aqui do site para que vocês possam sempre estar consultando. Ficará na parte de "Sites Importantes".

Como participo de uma designação?
Basta você escolher a vaga à qual deseja se candidatar e aparecer no dia e horário marcados no edital. Esse ano, as designações de janeiro para os municípios de Douradoquara, Monte Carmelo e Romaria serão realizadas na Escola Estadual Dona Sindá (Rua Waldemar Lorens, 208). A partir de fevereiro as designações serão feitas nas próprias escolas. Se você ainda está cursando o curso (Graduando) ou já terminou (Licenciado) as documentações são diferentes, então, fique atento! Lembre-se de levar os seguintes documentos (originais, as cópias não são obrigatórias mas seria ideal já ter em mãos):

- Graduandos em Ciências Biológicas (Alunos)
- Certificado de Avaliação de Título (CAT);
Declaração de matrícula e frequência;
- Histórico escolar parcial (em curso);
- Documento de identidade;
- CPF;
- Título de eleitor e comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Certificado de reservista (para homens);
- Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;
- Atestado médico dizendo que está apto para a atuar como Professor de Educação Básica (Ciências/Biologia). O atestado é válido por 60 dias  (Conforme Artigo 41, Parágrafo 1º da Resolução SEE Nº 2.836, de 28 de Dezembro de 2015)
- Declarações, conforme modelos constantes no Anexo VI da Resolução SEE Nº 2.836, de 28 de Dezembro de 2015 e no Anexo I da Resolução SEPLAG Nº 107 de 14 de Dezembro de 2012 (Disponíveis aqui).

- Licenciados em Ciências Biológicas (Ex-alunos)
- Comprovante de aprovação em concurso vigente (Caso você tenha sido aprovado no concurso de 2012 ou 2015).
- Diploma registrado ou Declaração de Conclusão de Curso acompanhada do Histórico Escolar.
Certidão de tempo de serviço (Caso já tenha ministrado aulas em alguma Escola Estadual de Minas Gerais).
- Documento de identidade;
- Título de eleitor e comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Certificado de reservista (para homens);
- Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;
- CPF;
- Atestado médico dizendo que está apto para a atuar como Professor de Educação Básica (Ciências/Biologia). O atestado é válido por 60 dias  (Conforme Artigo 41, Parágrafo 1º da Resolução SEE Nº 2.836, de 28 de Dezembro de 2015)
- Declarações, conforme modelos constantes no Anexo VI da Resolução SEE Nº 2.836, de 28 de Dezembro de 2015 e no Anexo I da Resolução SEPLAG Nº 107 de 14 de Dezembro de 2012 (Disponíveis aqui).

Quais são os critérios para definir quem fica com a vaga?
Quando aparecem dois ou mais candidatos para uma mesma vaga é necessário realizar uma seleção. No momento da seleção as prioridades são:
1º - Candidato que tenha prestado o concurso para Monte Carmelo (A classificação será consultada).
2º - Candidato que tenha prestado o concurso para outro município (A pontuação será consultada).
3º - Candidato habilitado (formado) que tenha se cadastrado na listagem de classificação de 2014 (A classificação será consultada).
4º - Candidato habilitado (formado) que não tenha se cadastrado na listagem de classificação de 2014.
5º - Candidato não habilitado (com CAT) que tenha se cadastrado na listagem de classificação de 2014 (A classificação será consultada).
6º - Candidato não habilitado (com CAT) que não tenha se cadastrado na listagem de classificação de 2014.

Apesar de parecer que vocês não têm chance por estarem entre o 3º e o 6º lugar nos critério de classificação, nem sempre é assim. Muitas vezes não aparecem candidatos com as outras prioridades nas designações. E lembre-se que mesmo que um candidato esteja na sua frente ele deve estar com a documentação completa e correta para assumir o cargo.

Bom, esperamos ter ajudado. E boa sorte na conquista da sua vaga!