Tudo o que você queria saber sobre as Práticas de Ensino

Todo curso de Licenciatura, tem que cumprir, por lei, 400 horas de atividades prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso. As Práticas de Ensino visam trabalhar com os graduandos diferentes abordagens de ensino que podem ser utilizadas no Ensino Fundamental e Médio. 





Como funcionam essas práticas no curso de Ciências Biológicas?
Durante o curso de Ciências Biológicas, quinze disciplinas, distribuídas do 1º ao 6º período, englobam as Práticas de Ensino. Os professores destas disciplinas, ao mesmo tempo em que desenvolverão os conteúdos específicos, deverão desenvolver atividades tais como: realização de seminários, planejamento e execução de unidades didáticas, elaboração de textos didáticos, análise de filmes, análise e utilização de kits experimentais, confecção de herbário, de insetário, aulas de campo que propiciem melhor entendimento de determinado conteúdo, produção de jogos, etc.

Quais disciplinas apresentam Práticas de Ensino?
1º Período:
- Biologia Celular (20 h/a)
- Física (20 h/a)
2º Período:
- Morfologia Vegetal (20 h/a)
- Química (20 h/a)
- Zoologia dos Invertebrados (20 h/a)
3º Período:
- Zoologia dos Vertebrados (20 h/a)
4º Período:
- Ecologia Geral (20 h/a)
- Fisiologia Vegetal (20 h/a)
- Microbiologia (20 h/a)
- Metodologia do Ensino de Ciências (80 h/a)
5º Período:
- Fisiologia Geral e Humana (20 h/a)
- Genética Clássica (20 h/a)
- Metodologia do Ensino de Biologia (60 h/a)
6º Período:
- Evolução (20 h/a)
- Parasitologia (20 h/a)

É obrigatório o cumprimento dessa carga horária?
     Sim, o cumprimento dessas horas está previsto na Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno nº 2, de 19 de Fevereiro de 2002, portanto quem não cumpre as horas não tem seu diploma registrado.

Sou transferido, também preciso cumprir essas horas?
    Sim, como dito acima, é uma resolução do Conselho Nacional de Educação. Aqueles que vierem de outros cursos terão que cumprir a carga horária ou validar suas horas já cumpridas em outra instituição.

Como faço a comprovação dessas horas?
     Para fazer a comprovação das horas de Prática de Ensino, os professores das disciplinas citadas acima elaborarão grades contendo a carga horária e as atividades desenvolvidas, bem como solicitarão dos alunos documentos que comprovem a prática (um plano de aula, foto de insetário/herbário, etc). Essas grades serão disponibilizadas um mês antes do término do período aqui mesmo no site. O aluno deverá baixar o arquivo, preencher com seu nome, assinar e entregar ao professor. O professor fará a conferência da documentação, também assinará e entregará na Coordenação do Curso de Ciências Biológicas. O coordenador então encaminhará as grades para a Coordenação de Práticas de Ensino, onde serão assinadas e arquivadas na pasta dos alunos.

Estou devendo grades de outros semestres, o que devo fazer?
     Todas as grades antigas serão disponibilizadas ainda neste semestre. Você deverá baixar o arquivo, preencher com seu nome, assinar e entregar à Maria Lúcia na Coordenação de Práticas de Ensino (ao lado do Laboratório de Química), onde serão assinadas pela coordenadora e arquivadas na pasta dos alunos.

Não sei quais grades já entreguei, o que eu faço?
     Você pode procurar a Maria Lúcia para consultar sua atual situação. No início de cada semestre também deveremos pregar nos murais das salas relações parciais das grades para que fique mais fácil cada aluno acompanhar a sua situação.