Curso

 

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP) foi autorizado pela Portaria nº 935 do Ministério da Educação (MEC) de 17 de novembro de 2006. O reconhecimento veio em 2011 através da Portaria nº 658 do MEC de 21 de março de 2011 que conferiu ao curso a nota 4, em uma escala de 1 a 5. O reconhecimento foi renovado, através da Portaria nº 286 do MEC de 21 de dezembro de 2012. 
      A primeira turma de Ciências Biológicas ingressou no ano de 2007 e os alunos concluíram o curso no ano de 2010. Até 2015, o curso de Ciências Biológicas já formou cinco turmas e atualmente conta com quatro turmas em curso.
      A primeira coordenadora foi a Profa. Dra. Cristina Soares de Sousa (2006 – 2008), seguida pelos professores Prof. Me. Rafael César Bolleli Faria (2009 – 2011), Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira (2011 – 2013), Prof. Me. Olavo Custódio Dias Neto (2013 – 2015) e Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa (2015 – Atualmente).
      Apesar de ser um curso de licenciatura, desde 2011 o curso de Ciências Biológicas modificou sua matriz curricular para se adequar ao Parecer nº 1 do Conselho Federal de Biologia (CFBio) de 2010 que estipulava um mínimo de 3.200 horas para obtenção do registro em seus conselhos regionais. Esse parecer deu origem à Resolução nº 300 do CFBio de 07 de dezembro de 2012. Dessa forma os alunos, egressos desde 2014, formados como licenciados em Ciências Biológicas também podem trabalhar nas áreas de Meio Ambiente, Biotecnologia e Saúde mediante o registro no Conselho Regional de Biologia – 4ª Região.
      Nestes oito anos de funcionamento o curso de Ciências Biológicas vem proporcionando diversas atividades que enriquecem a formação de seus alunos. Prezando pela qualidade, foram realizadas diversas visitas técnico-científicas, projetos de ensino e extensão, minicursos, palestras e atividades de responsabilidade social.
      Em 2009 os alunos visitaram o Parque Estadual da Serra da Canastra em São Roque de Minas (MG). Em 2010 participaram de uma campanha de doação de sangue no Hemocentro de Uberlândia (MG), visitaram a Reserva Ecológica Ecocerrado Brasil em Araxá (MG), o Museu Estação Ciências e o Zoológico de São Paulo, ambos em São Paulo (SP) e o Sítio Arquelógico de Peirópolis em Uberaba (MG). Em 2011 os alunos conheceram o Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul, em Guarujá (SP). Em 2012 visitaram a Reserva Nacional do Iguaçu e o Parque das Aves em Foz do Iguaçu (PR), e voltaram a visitar o Parque Estadual da Serra da Canastra em São Roque de Minas (MG). Em 2013 conheceram o Espaço Catavento (Museu de Ciências) e novamente o Zoológico de São Paulo, ambos em São Paulo (SP). Em 2014 puderam visitar o Aquário de Ubatuba e acompanhar de perto as atividades do Projeto Tamar em Ubatuba (SP). Em 2015 voltaram a visitar o Espaço Catavento (Museu de Ciências) e também visitaram o Instituto Butantan em São Paulo (SP).
      Os projetos também fazem parte do cotidiano dos alunos. Em 2007 eles participaram de um trabalho de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea na faculdade e em todas as escolas do município. O Hemocentro de Uberlândia veio à Monte Carmelo com toda a estrutura para coleta de sangue e cadastro no Banco Nacional de Doadores de Medula Óssea.
      Em 2008 começava o projeto “Dengoso” que visava o controle do mosquito da dengue através da utilização do peixe Barrigudinho (Phalloceros caudimaculatus). O projeto foi tão importante para o município que recebeu moção de aplausos na Câmara dos Vereadores de Monte Carmelo e continua sendo desenvolvido até hoje nos eventos de responsabilidade social.
      Desde 2011, os alunos do curso de Ciências Biológicas são incentivados a participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) em parceria com a FUCAMP. Até o momento 26 alunos foram contemplados com bolsas, sendo o curso da FUCAMP que mais aprovou projetos de iniciação científica até o momento.
      Em 2012 surgia o projeto “Aluno Bio Consciente” que visava conscientizar toda a comunidade acadêmica da importância do meio ambiente. Foram produzidas canecas para evitar o uso de copos descartáveis e de lixeiras para a coleta seletiva de lixo. Também foram realizadas atividades de recuperação de áreas degradadas e de controle biológico.
      Também em 2012 surgia o projeto “Cine Interbio Fucamp” que visava apresentar novas estratégias de ensino, interdisciplinaridade e discussão, juntando todos os alunos do curso de Ciências Biológicas. Na época foram apresentados os filmes “A Ilha” (2005), “O Óleo de Lorenzo” (1992) e “Avatar” (2009). Em 2014 o projeto voltou repaginado e com novo nome. Agora chamado de “Cine Bio” já foram apresentados os filmes “Planeta dos Macacos – A Origem” (2011), “Guerra Mundial Z” (2013) e “Planeta dos Macacos – O Confronto”. Em 2015, o “Cine Bio” apresentou os documentários “A Lei da Água – O Novo Código Florestal” (2015) e “O Veneno Está na Mesa 2” (2014) que contaram com a participação dos alunos do curso de Engenharia Agronômica e nos quais foram realizados debates após o encerramento dos documentários. O evento no qual foi exibido o documentário “O Veneno Está na Mesa 2” fez parte da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos realizado em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
      Desde 2013, o curso de Ciências Biológicas recebe todos semestres alunos de escolas de ensino fundamental e médio, da rede pública e privada de Monte Carmelo para participarem do projeto “Escola na Fucamp”. Nesse projeto os licenciandos em Ciências Biológicas tem um maior contato com a realidade escolar, aprendem a trabalhar os conteúdos através de projetos e desenvolvem o conhecimento de forma prática e lúdica. Para os alunos das escolas participantes a experiência é diferenciada, pois eles visualizam aquilo que aprenderam na teoria de forma prática e interessante, através de experimentos e jogos didáticos.
      Desde 2014, o curso de Ciências Biológicas também incentiva seus alunos a participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em parceria com a FUCAMP. Até o momento o curso conta com vinte alunos contemplados com bolsas e que poderão se tornar professores ainda mais capacitados.
      Além das visitas técnicas e dos projetos, foram realizadas diversas palestras e minicursos com as mais variadas temáticas como Drogas, Biodiversidade, Eletroforese, Hipersensibilidade Alérgica, Certificação Ambiental, Dengue e Febre Chikungunya. Também foram realizados os cursos de extensão em Gestão e Consultoria Ambiental, em Biotecnologia, em Ecologia de Campo, em Biotecnologia Vegetal e em Biologia Marinha.
      Os alunos do curso de Ciências Biológicas também participam de eventos científicos na área, nos quais inclusive já foram premiados pela qualidade de seus trabalhos. Entre os eventos científicos que os alunos participaram podemos citar eventos nacionais como o Congresso Brasileiro de Genética, o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, o Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia e também o evento internacional denominado de Simpósio Latino Americano de Citogenética e Evolução.
      O curso de Ciências Biológicas também se envolve nas atividades de responsabilidade social promovidas pela FUCAMP. Nas atividades geralmente realizamos a entrega de mudas de plantas ou do peixe do projeto Dengoso. Também participamos de campanhas de arrecadação de agasalhos, alimentos e brinquedos e criamos as campanhas de Uso Consciente da Água e da Semana Mundial do Meio Ambiente.
      Em 2015 o curso de Ciências Biológicas pretende continuar incentivando a formação diferenciada e de qualidade de seus alunos. Estes continuarão vivenciando todas essas experiências. Estão previstas novas atividades de responsabilidade social, palestras, eventos científicos e cursos de extensão como o de Ecologia do Pantanal e o de Hortas Orgânicas. Curso de Ciências Biológicas, um mundo de oportunidades ao seu alcance.